Task Descriptor: Marco do processo
Based on Method Task: Marco do processo
Relationships
Main Description

Esta atividade tem por finalidade garantir a correta configuração do projeto, atendendo ao processo HAND UNIFIED PROCESS, com objetivo de manter os compromissos, metas e itens de configuração estáveis, intactos e acessíveis.

Steps
Solicitar geração da Branch

1. O gerente de projetos envia email solicitando a geração da Branch ao analista de configuração.

2. A auditorias serão realizadas sobre os artefatos gerados na Branch.




Auditar Configuração
  1. Realizar a verificação dos itens de configuração da baseline conforme descrito no Plano de configuração Utilizando a planilha Checklist de auditoria de configuração na verificação dos artefatos.
    • Verificar se os artefatos estão armazenados no local adequado e se o nome dos artefatos correspondem aos padrões definidos.
  2. As não conformidades devem ser cadastradas na ferramenta Attask dentro do projeto em questão como Demandas do tipo Registro de Defeito no projeto, devem seguir um padrão de nomeclatura NC - <Nome tarefa> 
  3. Após o cadastro da demanda a mesma deve ser editada e ser alterada na aba dados personalizados como Não Conformidade, definindo qual o marco do projeto e configuando o tipo da auditoria como Auditoria de Configuração.
  4. Caso tenha Não conformidades cadastradas o Analísta de Configuração deverá ir na aba de relatórios da ferramenta AtTask e executar o Relatório MPSBR Relatório Situações de Demandas do Tipo Registro de Defeito informando o marco do projeto e deverá exportar o relatório para PDF e nomeá-lo como  
Auditar a qualidade
  1. Analista de Qualidade deve recuperar o Checklist de auditoria de qualidade para realizar a auditoria referente a etapa do projeto.
  2. Durante a revisão do Analista de Qualidade, as não conformidades devem ser registradas como demandas no projeto cadastrado no Attask, e encaminhadas para o gerente de projetos.
  3. As não conformidades devem ser cadastradas como Demandas do Tipo Registro de Defeitos e devem seguir um padrão de nomeclatura NC - <Nome da demanda>
  4. Após o cadastro da demanda a mesma deve ser editada e ser alterada na aba dados personalizados como Não Conformidade, definindo qual o marco do projeto e configuando o tipo da auditoria como Auditoria de Qualidade.
  5. O Analista de Qualidade deve realizar um acompanhamento das não conformidades e caso necessário direciona-lás ao superiror imediato de quem gerou a não conformidade.
Executar Medição

  1. Registrar na aba Dados a data de cada medição e o valor medido na colunas correspondente ao marco que está sendo medido.
  2. Os indicadores são calculados pela própria Planilha de Indicadores .
  3. Elaborar email com os indicadores. No email deve conter o resultado obtido de cada indicador com sua respectiva situação de resultado.
  • Modelo de tabela para o email:

Projeto: FGVXXX - <Nome Projeto>

Código

Indicador

Resultado

Situação

Observação

Ind-01

Esforço Planejado / Esforço Realizado

20%

Problema


Ind-02

Quantidade de Mudanças em Requisitos / Quantidade de Requisitos

10%

Atenção



Registrar o tempo gasto para Execução, Avaliação e Comunicação da medição na tarefa criada na ferramenta Attask.

Gerar baseline
  1. Consultar os itens de configuração envidados via email que deverão constar na Baseline a ser gerada.
  2. Gerar uma tag do projeto no TortoiseSVN nomeando como Baseline_<nomeBaseline>_<dataGeração>
  3. Na pasta de Gerência de Configuração\Baselines criar um arquivo com o nome <nomedabaseline>.txt e incluir o caminho para todos os arquivos que farão parte da Baseline
  4. Atuatilizar a planilha de Geração de Baselines incluindo a data, o solicitante, o Analista de Configuração, a data em que está sendo gerada a Baseline, e um link para o arquivo Baseline_Note_<nomeBaseline> 
  5. Criar uma pasta referente a Baseline atual <nomeBaseline>_<dataGeração> dentro do diretório de Baselines na pasta trunk.
  6. Mover os arquivos gerados para essa pasta, criar um arquivo Baseline.txt com o caminho para todos os arquivos que compreendem a baseline atual do projeto, incluir nesse arquivo referências aos arquivos físicos do projeto, Tag do TortoiseSVN, e os arquivos gerados pelo Attask.
  7. Após a geração da baseline o Analista de Configuração deve tirar a permissão de escrita sobre todos os arquivos que compôem a baseline.
  8. Ao concluir geração da baseline enviar email comunicando aos interassados do projeto.

Obs.: Utilizar a data de geração no formato (YYYYmmdd).





Properties
Predecessor
Multiple Occurrences
Event Driven
Ongoing
Optional
Planned
Repeatable